OTHER ARTICLES/TOPICS:
-Marcia's background
-O submundo vampiro

Astrologia é idolatria, afirma ex-presidente da Sociedade Astrológica de Atlanta

Por Jorge de Andrade

Guia de espírito, meditação, astrologia, numerologia, desenvolvimento de habilidades psíquicas, reza a gurus, viagem astral, Tarô, contato com mortos, bruxaria, Sufis, seguidores de Muktananda, Rajneesh, Sai Baba e Maharaji. Tudo isso fez parte da busca religiosa de Márcia Montenegro que, após estudar o assunto, atuou durante 8 anos como astróloga, professora, articulista em publicações especializadas sobre Nova Era, pesquisadora em astrologia por cinco anos em universidade e presidiu a Sociedade Astrológica Metropolitana de Atlanta, na Geórgia (EUA).

Mesmo com esse eclético histórico no ocultismo, a misericórdia divina a alcançou. Doze anos depois de sua conversão ao Evangelho, Márcia é um expoente no combate ao ocultismo. Membro ativo da Cherrydale Baptist Church, em Arlington, Márcia Montenegro atua como escritora, apologista e conferencista em todos os continentes. Nesta edição, ela fala à Resposta Fiel (www.cpad.com.br) sobre suas experiências.

RE A senhora passou boa parte da vida envolvida com as mais excêntricas práticas ocultistas e também com ensinos de gurus de religiões orientais. Isso significa que conheceu o que a Bíblia chama de "as profundezas de Satanás" (Ap 2.24). Seria exatamente essa sua experiência?

Márcia Bem, eu nunca estudei o significado dessa frase na Bíblia, mas penso que quer dizer que a maldade de Satanás é profunda. Ele tem muitos disfarces, mentiras e truques. Boa parte do ocultismo é muito complicada e a pessoa pode gastar toda a vida procurando coisas nas camadas do oculto. Para mim, isso também é parte das profundezas de Satanás. Nesse caminho, parece que a pessoa está entendendo coisas profundas, mas, na realidade, está acreditando em mentiras.

RE O Salmo 42.7 declara que "um abismo chama outro abismo", Um passo errado no caminho religioso conduz a outros até o fundo do poço. Como era o ambiente religioso em sua casa?

Márcia Meu pai era agnóstico. Ele nunca esteve muito certo se há um Deus ou não. Minha mãe, embora tenha crescido em lar cristão, não freqüentava a igreja, mas fazia eu e a minha irmã irmos à Escola Dominical. Também nunca a vi orar ou ler a Bíblia..

RE A senhora já fez "viagem fora do corpo"? Como foi essa experiência mística?

Márcia Sim. Na primeira vez que isso aconteceu, eu estava na faculdade. Foi durante um entardecer, e eu não sei como aconteceu. Cheguei a pensar que morri, mas não contei nada a ninguém. Esse fato não voltou a aconteceu mais por quatro anos, até que recomeçou com certa freqüência. Não é experiência agradável, uma vez que era como entrar num túnel estranho, escuro e, ao mesmo tempo, dizer coisas estranhas. Apenas gostaria de dizer que não estava usando drogas, pois essas experiências não vêm das drogas, mas do sobrenatural.

RE No estado de êxtase, quando em meditação, o que lhe passava pela mente?

Márcia Eu nunca me envolvi com meditação transcendental, embora muitos amigos a tenham feito. Pratiquei meditação oriental. Nela, minha mente ficava muito calma e podia sentir como se o meu corpo derretesse. Em algumas ocasiões, parecia que uma corrente de energia elétrica passava pelo meu corpo. Entretanto, nada de mais vinha à minha mente, porque tentava mantê-la vazia.

RE A doutrina da reencarnação é muito saliente nas religiões hinduístas e budistas. Como a senhora encarava a idéia das castas religiosas e sociais na Índia? Admitia que essas diferenças sociais eram decorrentes do carma de cada pessoa em nascer numa ou noutra casta?

Márcia Eu rejeito o sistema religioso e social de castas na Índia. Realmente não sabia muito sobre isso, daí não acreditei que deveria estar baseado em carma. A maioria dos ocidentais que acredita em reencarnação não pensa em sistema de castas ou o rejeita. Entretanto, há um tipo de casta oculto nesse tipo de pessoa que acha que por acreditar em reencarnação é mais desenvolvida espiritualmente do que os outros. Enfim, é uma religião de obras, não de graça.

RE Em que acreditam os astrólogos?

Márcia Astrólogos não adoram os planetas, a lua e o sol. Eles crêem que esses planetas são símbolos da nossa jornada nesta vida e que, lendo o quadro de nascimento, a pessoa pode decifrar as lições e metas da vida. Astrologia é uma forma de advinhação, condenada em Deuteronômio 18.10-12 e em outras passagens. Em Isaías 47.13-15, a astrologia é condenada porque os astrólogos ignoram Deus.

RE O que é a astrologia hoje?

Márcia Pela integração de termos psicológicos, visões místicas do mundo ocidental, como carma e reencarnação. A astrologia foi mudada, no século 20, das rígidas leituras e predições para instrumento de análise de caráter e conselhos espirituais. Embora eventos futuros sejam parte do mapa de leitura, eles são jogados por terra e são usualmente chamados prognósticos ou aparência de tendência. Astrologia é uma forma de adivinhação, um método esotérico de angariar informação sobre passado, presente e futuro.

RE Quais são as principais crenças?

Márcia Astrologia é baseada na crença mágica de que essas posições planetárias em uma data de aniversário ou lugar de nascimento refletem as características pessoais, lições na vida, desafios e trajetória espiritual. O maior número de astrólogos, como todos os ocultistas, acredita que desde que o universo é conectado a uma força mística dentro da sobrenatural unidade (monismo), nossas viagens podem ser lidas em fatores externos, como os planetas. Essa crença é baseada na expressão ocultista "Como em cima, também embaixo".

RE Como isso é trabalhado?

Márcia Interpretação do mapa é executada através do conhecimento do astrólogo dos símbolos esotéricos dos planetas, seus significados e posições. Esse também pode ser o vínculo paranormal com o mapa ou cliente. O vínculo é similar a um estado alterado de mente, necessário para que o médium, canalizador, sensitivo, leitor de cartas ou bola de cristal, pratique seu trabalho. Isso tem fundamento em muitas técnicas ocultistas. Desde que o astrólogo se engaje no ocultismo, portas se abrem para uma vasta orientação espiritual, mas nunca em direção ao verdadeiro Deus.

RE O que faz com que as pessoas acreditem na astrologia?

Márcia Coincidência e o desejo do cliente em acreditar no astrólogo também são fatores. O astrólogo atribui todo sucesso à habilidade mediúnica, ajuda de espíritos guias, vidas passadas e à excelência do método astrológico.

RE Astrologia é mais do que horóscopo?

Márcia Sim. É uma prática oculta enraizada na antiga Babilônia. Como historiadores acreditam, ela se originou quando os antigos caldeus observaram a ordem e o movimento dos planetas e lhes atribuíram boa sorte e poderes. Eventualmente, eles foram adorados como bons. Cada planeta veio a ser a regra para certas áreas da vida. Os astrólogos que atendem reis e administradores interpretam a disposição dos planetas como presságio ou sinais do que está para vir.

RE Há relação entre os reis magos e a astrologia?

Márcia Em Mateus 2, os magos (homens instruídos) seguiram a estrela que os levou a Jesus, em Belém. Os magos eram provavelmente membros da culta casta sacerdotal persa que estudava os corpos celestes e, como todo conselheiro real do seu tempo, combinavam astronomia e astrologia. Porém, a estrela que seguiam apareceu somente para eles, se moveu à frente e sobrenaturalmente apareceu em cima da casa de Jesus (v9). Uma estrela ordinária não faz isso, indicando que essa "estrela" era possivelmente um luz sobrenatural. Não há, absolutamente, no texto, indicação de que esses homens doutos usaram a astrologia para encontrar Jesus. A jornada deles mostrou ao mundo que pagãos também viajaram de longe para adorar o Messias judeu.

RE Pode a astrologia ser cristã?

Márcia A astrologia não combina com a fé cristã. Ela é condenada explicitamente, como já disse, na Bíblia (Is 47.13-14) e implicitamente em passagens condenando a advinhação e adoração aos céus (Dt 4.19, 17.3, 18.9-12; 2Rs 17.16; Jr 10.2; At 7.42). Deus nunca deu a qualquer pessoa um dom para ser usado no que ele condena. Atribuir especial significado à posição planetária, honrar corpos celestes mais que Deus, é rejeitar o mandamento de Deus e seus conselhos (Is 8.19-20 e Dn 2.27-28). Não há Evangelho nas estrelas, porque o zodíaco não é universal e revelação genérica não oferece Evangelho. Corpos celestes são para luz, para marcar tempos e estações (Gn 1.14-15) e a Segunda Vinda de Cristo (Is 13.10; 34.4 e Mt 24.29).

RE O que a senhora diz sobre as colunas de horóscopo?

Márcia Elas são escritas por pessoas que acreditam em astrologia e têm uma visão do mundo em desacordo com a Palavra de Deus. A informação é baseada na corrente posição da lua. Ainda que pareça conselho útil ou inofensivamente divertido (2Co 11.14-15), essas colunas estão fundamentadas no ocultismo e pode vir a ser desejo compulsivo lê-las. Consultar horóscopos é uma forma de honrar uma prática oculta.

RE Qual foi a experiência que a levou a considerar que suas pesquisas religiosas estavam ligadas a práticas contrárias à Palavra de Deus? O que a fez repensar, entrar no estudo da Bíblia e voltar-se para Jesus Cristo?

Márcia Certa noite, dias antes do Natal de 1990, ao ler Mateus, compreendi quem Jesus realmente é, e aí percebi que estava num caminho espiritual muito distante de Deus e que precisava reconciliar-me com Ele. Entendi que isso só pode acontecer por meio de Jesus. Daí, pela primeira vez, compreendi o objetivo da cruz. Então, entreguei minha vida a Ele e posso dizer que tornei-me uma pessoa diferente depois dessa opção. Senti-me totalmente nova em Cristo.

RE Que conselho deixa para as pessoas que andam em busca de descanso em práticas satânicas, conhecidas dentro do movimento Nova Era como solução para o nosso mundo conturbado?

Márcia Eu diria a esses pesquisadores que a sabedoria de Deus é muito mais profunda que a do homem. A Palavra de Deus nos fala em 1 Coríntios que Jesus Cristo é a sabedoria de Deus. Se você continuar procurando no ocultismo pela verdade e seus significados ou nas filosofias da Nova Era, descobrirá que nunca há uma resposta definitiva nessas filosofias. Jesus veio por uma razão e Ele é a resposta para nossa procura, e não uma religião ou filosofia.

Técnicas, poderes da mente e meditação, que tentam transcender a outros níveis, são todos jogos da mente para confundir você. Todos os budas, xamãs, bruchas, médiuns e astrólogos vivem e morrem como homens, mas somente Jesus venceu a morte: Ele ressuscitou três dias depois da crucificação e continua vivo hoje. Se você confiar em Jesus, sua fome e sede espirituais serão satisfeitas. "Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der fará nele uma fonte d?água que salte para a vida eterna", Jo 4.14. "Eu sou o pão da vida: aquele que vem a mim não terá fome; e quem crê em mim nunca terá sede", Jo 6.35.

Support
This Ministry
Gospel Communications Alliance Member